Nota prévia do Mestrando Gustavo Dias da Silva, sob Orientação da Profª Drª Zenith Rosa Silvino do Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial.






APLICAÇÃO DA TÉCNICA DOS INCIDENTES CRÍTICOS NO LEVANTAMENTO DOS ERROS DE MEDICAÇÃO NA UTI NEONATAL




Gustavo Dias da Silva. 
Enfermeiro. Especialista em Neonatologia - UFF. Mestrando do programa de Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC/UFF). Membro do Núcleo de Pesquisas em Cidadania e Gerência na Enfermagem (NECIGEN). Diretor de Enfermagem da Maternidade Escola da UFRJ. Rio de Janeiro (RJ), Brasil. 

Desirée Lessa Rodrigues Barrocas. 
Acadêmica do 7º período do curso de graduação em Enfermagem e Licenciatura da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC/UFF). Membro do Núcleo de Pesquisas em Cidadania e Gerência na Enfermagem (NECIGEN). Niterói (RJ), Brasil.

Zenith Rosa Silvino. 
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Titular do Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC/UFF). Coordenadora do MPEA e do NECIGEN. Niterói (RJ), Brasil. 




RESUMO
Objetivos: o principal objetivo desse estudo é aplicar a Técnica dos Incidentes Críticos no levantamento dos erros de preparo e administração de medicações na UTIN. Os objetivos específicos são: caracterizar as situações dos erros de preparo e administração de medicações na UTIN e os comportamentos dos profissionais envolvidos; discutir as consequências dos erros de preparo e administração de medicações na UTIN para os pacientes e profissionais envolvidos; propor um processo de avaliação dos eventos adversos associados aos erros de preparo e administração de medicações na UTI por meio de incidentes críticos. Método: propõe-se pesquisa aplicada do tipo descritiva, com abordagem hibrida, adotando-se a Técnica dos Incidentes Críticos (TIC). A amostra será composta por enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem de UTI Neonatal pública e a coleta de dados será realizada por meio de entrevista semiestruturada. Os dados serão categorizados e submetidos à análise estatística e de conteúdo. Resultados esperados: conhecimento dos incidentes positivos e negativos associados aos erros de medicação, comportamento dos envolvidos e consequências para o paciente e profissional. 
Descritores: erros de medicação; UTI neonatal; enfermagem; gerenciamento de segurança.

Comentários